Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Problema da Semana - 7

DALTONISMO

Os cromossomas são as estruturas que transmitem, de uma geração para outra, as características da família. Cada indivíduo recebe um cromossoma sexual de cada um dos progenitores, que determina o seu sexo. No caso da mulher, os cromossomas sexuais são iguais e representam-se pelas letras XX. No caso do homem, este par é composto por dois cromossomas diferentes, que se representam pelas letras XY.
 
O daltonismo é uma perturbação visual, caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, e o gene responsável pela transmissão do daltonismo encontra-se localizado no cromossoma X.

No esquema ao lado estão apresentadas todas as possibilidades de descendência de um casal, ambos sem daltonismo, mas em que um dos cromossomas X da mãe tem o gene defeituoso.

Observação: Apesar de a doença ser transmissível às gerações seguintes, esta só se manifesta numa rapariga se os dois cromossomas X tiverem o gene responsável pela anomalia. No caso dos rapazes, como apenas têm um cromossoma X, a doença manifesta-se sempre que este cromossoma tiver o gene defeituoso.

De acordo com esquema responde às questões seguintes:

1.  Qual é a probabilidade de nascer um rapaz daltónico?

2.   Qual é a probabilidade de nascer uma criança sem o gene responsável pela anomalia?

3.  Dá um exemplo de dois acontecimentos:
a.  impossíveis;
b.  equiprováveis.

4.  A mulher deste casal está grávida e já sabe que é um rapaz. Determina a probabilidade de o filho nascer com daltonismo.

5.  De acordo com o esquema da figura abaixo e se o único gene defeituoso for transmitido pelo pai, é possível nascerem crianças daltónicas?
    Sugestão: Começa por completar o esquema seguinte.


Sem comentários:

Enviar um comentário